Presença do jornalismo na World Wide Web.
A World Wide Web nada mais é que um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet. Os documentos podem estar nos formatos de videos, imagens, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação é necessário usar um programa chamado navegador para descarregar informações, chamadas também de páginas.
Na época do surgimento da atividade jornalística na internet, ainda era necessário que alguns ajustes fossem aperfeiçoados, pois este novo meio de comunicação trazia diversas novidades e ao mesmo tempo não poderia descartar aquilo que era essencial à atividade jornalistica. Era necessário então adequar as duas coisas para fazer dar certo. O jornalismo marca sua presença na web oferecendo informação e conteúdo. Isso se deu através de jornais e revistas impressas que migraram para a rede mundial.
Quando a Web surgiu em 1991 não idéia da proporção que a invenção tomaria dentro da comunicação. A principio os jornalistas utilizavam os computadores apenas para escrever e editar seus textos. Com o passar dos tempos isto foi mudando, afinal agora tinham a possibilidade de acessar informações em bancos de dados e sites de todo o mundo. A entrada de jornais e revistas na web revolucionou a maneira de fazer comunicação pelo mundo, pois captava características dos demais meios de comunicação, o que chamamos de convergência midiática. A forma como as informações eram passadas também impressionava, pela velocidade e alcance que elas tinham.
As agências de notícias são empresas especializadas em elaborar e divulgar notícias e fotos com destino exclusivo a seus assinantes, podendo ser eles órgãos de imprensa, instituições do governo ou privadas. A primeira agência de notícias, Associated Press, surgiu nos EUA em 1848. As grandes agências noticiosas têm representação nos principais países e contam com aparelhos modernos e vários informantes. Assim elas se tornam informantes de todos os demais meios de comunicação a baixo custo e em grande quantidade.
Os sites noticiosos especializados são os responsáveis por levar informações relacionadas a determinados assuntos e em função de certos públicos. Assuntos diversos como administração, ciência, tecnologia, política e assuntos afins são alguns exemplos do que é veiculado nestes sites.
As revistas eletrônicas nada mais são que sites noticiosos que levam o formato de revista para a web. A primeira foi a americana Salon, em 1994.
Em 1998 nasceu o conceito de portal, que tratava dos sites de busca, que ofereciam também serviço de e-mail gratuíto, bate papo online e notícias. Atualmente os portais são vistos como todo e qualquer site que dêem entrada aos usuários na internet, ou uma primeira parada na web. Um dos portais mais conhecidos no Brasil é o UOL (Universo Online), popular por seus serviços e notícias no Brasil e no mundo.
A mídia sempre exerceu grande influência sobre vários setores da sociedade. Por esta razão, muitos sites de instituições financeiras e empresas dão espaço e enfoque ao jornalismo. Desta forma, todos saem ganhando, principalmente os empresários.
A maioria das empresas jornalísticas na web não têm receitas, ou pelo menos lucro com aquilo que publicam. Desta forma recorrem aos anúncios publicitários para se manter. Outras formas de obter lucro são os classificados online, a atuação como provedor de acesso e serviços especiais.
Pinho, J. B.
Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on-line / J. B. Pinho - São Paulo: Summus, 2003.Páginas 114 a 127.
Por Bruno Alfredo Silva Rocha.
Rio Branco, 04 de fevereiro de 2013.

Oi, vi seu blog e adorei. To seguindo. kkkkkk
ResponderExcluirAs informações são válidas, afinal de contas, fazem parte da nossa aula. Se é pra comentar, comento: resumo bem feito, claro, e deu pra eu ter uma noção (uma noção, não pretendo ser a doida da internet... quer dizer, doida... ok, melhor não brincar com isso) de como as coisas funcionam.
Material muito amplo que mostra o surgimento dos sites após a criação da www. Além disso podemos também ter uma noção dos gêneros que podemos encontrar dentro dessa rede.
ResponderExcluirInformações amplamente válidas. Resumo claro, bem definido!
ResponderExcluirPassa lá no blog que tem post novo...:P
Este post é bastante interessante, eu recomendo!!
ResponderExcluirO computador sem internet se torna obsoleto.
ResponderExcluirBlog legal hein... Gostei, bonito e chamativo, informações contundentes. Boa sorte!
ResponderExcluirAssunto muito interessante... e a postagem foi bem esclarecedora :)
ResponderExcluirAlém do texto estar bem objetivo, o bacana foi que vocês se atentaram em postar também a bibliografia do livro.
ResponderExcluirBacana a abordagem dos diferentes meios, como revistas e agências de notícias.
ResponderExcluirRealmente a chegada da net revolucionou nossa vida, digo, a vida de nós jornalista e jornalistandos...
ResponderExcluirAdorei os posts são pequenos e claros e de boa assimilação.
ResponderExcluir