Planejamento e produção da informação on-line
J. B. Pinho
No texto - Presença do jornalismo na Word Wide Web de J. B. Pinho ele trata das novas formas de comunicação da internet.
Formatos do jornalismo digital
O Word Wide Web é o mais conhecido como WWW , ele é uma ferramenta que junta o útil ao agradável, todas as vantagens de outras mídias como a TV, Rádio, Jornal e Revista.
De inicio não se podia avaliar nem ao menos ter a noção do quanto à internet poderia crescer e ser significativa com relação à comunicação. Na medida em que a internet foi ganhando mercado forma surgindo novas formas de se comunicar.
Formato de sites
Sites de agências de noticias
Segundo Pinho as agências de notícias são empresas especializadas de informação, destinados assuntos exclusivos de seus assinantes em geral eles são órgãos de imprensa, instituições governamentais e privadas.
Sites noticiosos especializados
Como o próprio nome diz são os sites que tem informações dirigidas a um assunto determinado e para um determinado grupo.
Revistas eletrônicas
A revista eletrônica muito se assemelha as revistas impressas. Ela trata de diversos assuntos de cultura a política, humor, artigos, etc.
Portais
Esse nome foi dado para designar os sites de busca que, além dos diretórios de pesquisa, começaram a oferecer serviços de e-mail gratuito, bate-papo e noticias.
Comercialização no jornalismo on-line
Como o livro de J. B. Pinho é um pouco antigo ele relata que a maioria das empresas jornalísticas ainda não havia creditado lucro aos seus empreendimentos on-line.
Modelos de comercialização na internet
Principais e mais conhecidos são os anúncios publicitários, aquelas caixinhas que sempre aparecem no meio da tela com a propaganda de algum produto.
Gostei esse assunto é muito interessante !
ResponderExcluirComo disse minha colega Edilardia, bem interessante e bem abordado o assunto...
ResponderExcluir